domingo, 11 de julho de 2010

ESPANHA CAMPEÃ: VENCEU O FUTEBOL!


Nunca fui fã do futebol espanhol. Pelo contrário. Ainda está viva em minha retina a final da Eurocopa de 1988, quando o time da Holanda bateu a URSS com um golaço de Gullit. Foi nesta época que o time dos paises baixos era taxado do " Brasil da Europa". Pois bem, passado anos e anos, hoje quem joga a essencia do futebol brasileira é a Espanha, de Iniesta, Xavi, Fábregas, Navas, Villa, Puyol, Cassillas, entre outros... O título conquistado hoje na Africa do Sul mostra que é possível vencer uma Copa do Mundo jogando um futebol envolvente, como toque de bola- apelidado por José Trajano como o tico-tico no fubá - voltado ao ataque, dominando o rival e esperando um momento de vacilo para decidir a partida. O jogador da Copa a meu ver é Xavi, o grande maestro deste time espanhol. O balanço que faço foi de uma Copa de altos e baixos. Baixos com França e Itália. O Brasil também se perdeu pela truculência de seu técnico e pela falta de jogadores de categoria. A Argentina precisa se reorganizar defensivamente para voltar a ser temida. A Alemanha mostrou que se mantiver a base e pinçar outros jovens de categoria, é candidatíssima ao título em 2014, principalmente por ter Muller e Ozil. A Holanda precisa voltar a jogar o seu futebol, e deixar de lado o jogo tosco de hoje. Uruguai foi uma grata surpresa, assim como o Paraguai e Gana. O Chile pode mais, principalmente se não tiver medo dos rivais.

Enfim, esperamos que a África do Sul viva em paz após a passagem do maior evento esportivo que o continente africano já presenciou. Que as feridas do passado sejam cicatrizadas e que o povo sul africano continue a viver em PAZ.


E que o polvo e a Jabulani não sejam protagonistas em 2014.....

3 comentários:

  1. Como muitos bons comentaristas notaram, a Espanha de Del Bosque se espelhou na forma de jogar do Barcelona, aproveitando-se de que a base do time era formado pelos jogadores do Barça. Talvez não tenha apresentado o mesmo futebol vistoso e plástico da Euro/2008. E mesmo quando perdeu da Suiça, sempre teve o jogo sob controle. Para a tristeza dos amantes do futebol bem jogado, a Holanda preferiu deixar de lado suas raízes, e adotou um estilo pragmático de jogar, que pouco fez lembrar o Carrossel de 74 ou o timaço campeão europeu de 88 (vc citou o gol do Gullit, mas pra mim, o gol que ficará na minha memória foi o de Van Basten batendo de sem pulo, quase sem ângulo).
    A globalização do futebol, de certa forma nivelou as equipes, tanto é que só a "camisa" não ganha mais jogos, todos os jogadores se conhecem. E até por isso, muitas seleções de tradição acabaram eliminadas precocemente da Copa, além das contusões que afligiram praticamente todas as seleções, com jogadores "badalados" chegando em péssimas condições físicas e técnicas.
    A Copa serviu ao menos para resgatar a mítica seleção uruguaia, há tanto tempo relegada ao segundo plano do futebol sul-americano. Falando em América do Sul, depois de um início promissor, as seleções do contintente acabaram sucumbindo diante das europeias.
    Mas pelo menos a taça está em boas mãos. E a "Fúria" é a seleção a ser batida nos próximos anos...

    ResponderExcluir
  2. Pena que não foi a Argentina. Vou perder a chance de ver o Maradona pelado. (risos). Abraços, Rodrigo!

    ResponderExcluir
  3. Marciao, vc tem razão, foi o gol de Van Basten que me veio a memória, não o do Gullit, me confundi...
    Eliana, seria simplesmente bizonho ver El Pibe D´oro peladão.... rsrsrsrs

    ResponderExcluir