quinta-feira, 24 de junho de 2010

OS ERROS E ACERTOS DE DUNGA

Dunga dá a entender que é um sujeito rancoroso, que sempre está com um pé atrás, se sente perseguido, e que não deve entender como um campeão do mundo pelo Brasil, em 1994, sempre foi tão e é criticado pela imprensa e pelos torcedores brasileiros. Hoje faz 20 anos que a "Era Dunga" símbolo do fracasso da seleção em 90, na copa italiana, foi cunhada erroneamente, como lembrou hoje em belíssima coluna na Folha de S. Paulo escrita por Paulo Vinícius Coelho- o melhor jornalista esportivo do Brasil disparado dos outros. Dunga é ríspido, grosseiro e vê na imprensa um que de inimigo, que atualmente tem sido o mesmo sentimento de parte dos atletas. Dizem que Dunga é daqueles que diz que "ou se está comigo, ou com eles..."É certo que foi grosseiro no episódio de domingo com Alex Escobar, outro belo jornalista, da TV Globo.
Mas o fato nos remete a outros acontecimentos. Se Dunga erra em ser grosseiro e eleger a mídia como inimiga, acerta em cheio a mostrar para a Globo que com ele não há "parceria", e que todos são iguais, como reza a cartilha do bom jornalismo. Ele já expôs que não há camaradagem com ele.
E Dunga faz um bem danado.Noves fora as "parcerias" que a Globo tem como a CBF- Dunga fez o que muita gente queria a muito tempo. Hoje a cobertura da Copa pela imprensa brasileira tem que ser feita com criatividade e explorando a inteligência e o foco de cada jornalista que está em solo sul-africano. Não há aquela "sacanagem" da Globo saber com um dia de antecedência quem vai entrar no lugar do fulano, ou entrevistas exclusivas - que foi o estopim da briga Dunga x Globo. Há muito tempo Dunga não participa de programas esportivos na Globo, deixando bem claro que ao invés de ser bajulado e escutar o típico "oba oba" de gente da emissora, mostra que tem caráter e que não quer de deixar levar pelas influências. Se ele erra de um lado, acerta em cheio do outro.

PS- Prefiro não comentar a desclassificação da Itália, meus ancestrais devem estar se mexendo nos túmulos de Firense....

2 comentários:

  1. O fato é que até hoje Dunga não engoliu o fato de muitos exaltarem a Seleção de 82, em detrimento aos campeões de 94. Por isso, de suas atitudes ríspidas com relação à imprensa. Além do mais, se apega aos resultados obtidos com ele no comando. Se Dunga está certo em não dar privilégios a Globo, age como ela para defender seus interesses e atacar a imprensa. Dunga em suas entrevistas demonstra resquícios de ditadura, ou melhor dizendo, parece mais um personagem populista, mais preocupado com o que a imprensa diz ou faz, do que estudar/armar a seleção brasileira para enfrentar os adversário na Copa, o que é sua responsabilidade. É de se lamentar tais atitudes, Dunga acha que para não ser bajulador, precisa agir de forma truculenta com a imprensa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau contigo... abçs companheiro....

    ResponderExcluir