terça-feira, 22 de setembro de 2009

ÁRBITRO PRECISA TER SANGUE FRIO E NÃO CAIR NA PROVOCAÇÃO DA TORCIDA


Uma notícia na internet na noite de ontem me chamou a atenção: Árbitro da final da última Liga dos Campeões, o suíço Massimo Busacca foi suspenso por três partidas por ter feito gestos obscenos para a torcida durante a partida entre Baden e Young Boys, sábado, pela Copa da Suíça.
E também me fez lembrar que no domingo um bandeirinha que estava trabalhando na partida entre União Agrícola Cardeal x Ponte Preta, em Cardeal, fez o mesmo gesto. Isso ocorreu após a marcação do primeiro pênalti do jogo, aos 15 minutos do primeiro tempo. Sendo xingado por tudo quanto é nome pela marcação da penalidade- por sinal incontestável, foi pênalti claro!!!- o bandeirinha que trabalhava ao lado da torcida do União Agrícola Cardeal "caiu" na provacação e mostrou o dedo médio aos torcedores. Em seguida torcedores foram em direção ao bandeirinha jurando-o durante toda a partida. O chefe dos árbitros de Cajamar, ao saber do fato, foi até o bandeirinha pedindo calma a ele para que não deixasse o jogo mais tenso do que já estava.
Todos nós que acompanhados jogos de futebol sabemos que a responsabilidade e a pressão para cima da árbitragem é muito grande. Mas nada justifica um gesto obsceno. O trio de arbitragem precisa estar preparado para "aguentar" as provocações. Cair na provocação é dar motivo para uma pressão maior ainda, gerando nervosismo e aumentando os riscos de falhas durante as partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário