sábado, 17 de abril de 2010

SECRETARIA INICIA PREPARATIVOS PARA REGIONAIS

O secretário municipal de Esportes, Maurício Baroni se reuniu na segunda-feira, com os técnicos do Departamento Competitivo para conversar sobre os preparativos para os 54° Jogos Regionais do Interior. Indaiatuba está na quarta região esportiva do estado e participará do evento esportivo em Americana, de 19 a 31 de julho. Na ocasião esteve presente o assessor da pasta, Orlando Schneider Vianna; o diretor da Secretaria, Gustavo Ramos; e o chefe da delegação, Heleno da Silva Luis Junior.

Baroni anunciou que o alojamento onde os atletas ficarão durante os Regionais já foi escolhido. “O lugar é muito bom. A estrutura é ainda melhor do que do ano passado, em Atibaia”, afirma. Em relação ao transporte dos jogadores, o secretário disse que algumas modalidades vão viajar de ônibus para os jogos e voltar no mesmo dia, como é o caso do futebol de campo feminino e masculino, bocha e malha. “Pela proximidade entre as duas cidades, faremos o transporte diário com equipes que tem muitos atletas e que possui pessoas da terceira idade”, explica.

As demais modalidades, como atletismo, basquete, capoeira, ciclismo, dama, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, ficarão alojadas o tempo que for necessário.

Equipes

Os treinadores devem definir até dia 11 de junho a categoria (sub-21 ou livre), que cada modalidade disputará nos Regionais. O critério de escolha será a qualidade técnica dos jogadores.

Parcerias

Segundo o chefe da delegação, neste ano Indaiatuba será representada em Americana por todas as modalidades que disputam os Regionais. “Em 2009 não tínhamos o taekwondo feminino e o biribol, mas com novas parcerias estaremos completos dessa vez”, diz Junior. A Secretaria Municipal de Esportes fará parcerias com o tênis de campo, tênis de mesa, taekwondo, biribol, futebol feminino, bocha e malha.

FAE

O diretor de esportes disse que o Conselho Diretor do Fae já deliberou os pedidos de verbas para as equipes que competirão nos Jogos Regionais e Jogos Abertos, e para alguns atletas que participarão de competições específicas durante o ano. Portanto, as verbas para ajuda de custo aos atletas já estão à disposição para que os treinadores façam à distribuição de acordo com as necessidades e prioridades de cada equipe e atleta. “Quero relembrar que a verba é não é para comprar materiais esportivos”, salienta Ramos.

O FAE foi criado pela lei n° 4.037 de 5 de julho de 2001 e está subordinado a Secretaria Municipal de Esportes. Segundo o artigo 2°, entre as destinações dos recursos do Fundo estão desenvolver, incentivar e contribuir com as atividades desportivas do município; selecionar valores humanos, dentre aqueles que pratiquem atividades esportivas, e promover seu aperfeiçoamento, com vista à participação dos mesmos em competições esportivas; custear despesas com o trabalho de preparação de equipes e atletas, com vista à participação dos mesmos em competições esportivas; e fornecer meios à concessão de bolsas de estudo ou ajuda de custo para o aperfeiçoamento de esportistas, quando necessário.

Os recursos financeiros do FAE são provenientes de produto da arrecadação dos preços públicos cobrados pela cessão de uso de próprios municipais administrados pela Secretaria Municipal de Esportes e resultado da venda de ingressos de eventos e campanhas por ela promovidos; de doações, legados, subvenções e contribuições de qualquer natureza; rendimentos, acréscimos, juros e correção monetária proveniente da aplicação de seus recursos; produto da arrecadação do respectivo preço público cobrado de terceiros pela concessão para exploração de publicidade em praças esportivas de propriedade do município administradas pela Secretaria Municipal de Esportes; e por receitas provenientes de repasse de impostos decorrentes de leis municipais, estaduais e federais, e de incentivos fiscais para o fomento esportivo.

Pelo decreto n° 10.441 de 27 de outubro de 2009, ficam nomeados os sete membros do Conselho Diretor do Fundo de Assistência do Esporte, o secretário municipal de esportes, Maurício Baroni; o diretor da Secretaria Municipal de Esportes, Gustavo Ramos dos Santos; Marcos Antonio da Silva, representante das entidades legalmente constituídas, representativas do desporto do município; Giovanni Pietro Angelieri Beloto, representante da Câmara Municipal de Indaiatuba; Marcos Paulo de Oliveira, representante da Secretaria Municipal da Fazenda; e Gláucio Pimenta, representante da Associação de Indústrias do Município de Indaiatuba (Aimi).

Entre as atribuições do Conselho estão em administrar e promover o cumprimento da finalidade do FAE; administrar e fiscalizar a arrecadação da receita e o seu recolhimento à tesouraria da Prefeitura; e deliberar sobre a aplicação de recursos do FAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário