terça-feira, 24 de novembro de 2009

O RENASCIMENTO DO GUARANI


Capa de domingo do Diário do Povo, de Campinas
Campeão Brasileiro de 78, o Guarani volta a disputar a Série A do Brasileirão de 2010 após cinco anos entre a Série B e a C. Isso somado a 6 - isso mesmo, seis rebaixamentos em poucos anos!!!- e um time inundado por dirigentes ruins - para não falar o português claro e não ser processado...-o alviverde de Campinas renasceu a partir de abril de 2009. Após voltar a cair para a A2 do Paulistão, a Série B se mostrava uma competição onde o time se esforçaria para não voltar a Série C. Mas com a chegada do técnico Vadão e a contratação de alguns jogadores conhecidos - como Valter Minhoca, campeão mineiro com o Ipatinga e com passagem pelo Flamengo, além de Adriano Gabiru, dono do gol histórico do Internacional diante do Barcelona, na final do Mundial de 2006 e jovens promessas, como Fabinho, Caíque, Maranhão, Leo Mineiro- o time surpreendeu do início ao fim da competição. Curiosamente, o atual presidente do time é o mesmo de 1978, Leonel Martins de Oliveira.
Este post é uma homenagem, pois o Guarani está ligado ao meu "batismo" no futebol. Foi no tobogã do Brinco de Ouro da Princesa, que em 1991, estive ao lado do meu irmão mais velho frequentando pela primeira vez um estádio de "verdade", num jogo do Paulistão daquele ano. Era um sábado de sol, onde mesmo saindo triste com a derrota de meu time, pude conhecer a adrenalina que só um estádio de futebol nos proporcia. A volta do Guarani é o ressurgimento de um time de história, que conta com uma torcida apaixonada. Que a volta do Guarani sirva de inspiração para que outros times tradicionais voltem a ter seu espaço no nosso futebol, como o XV de Piracicaba, a Inter de Limeira, Ferroviária, São Bento, XV de Jaú, Catanduvense, entre outros.

4 comentários:

  1. Rodrigo, tomara que o Guarani mantenha essa base e traga reforços para voltar a Série A1 do Paulistão e principalmente para disputar e permanecer na elite do futebol brasileiro. Não será fácil é verdade, mas que os atuais dirigentes bugrinos tenham aprendido com os erros do passado e saibam conduzir melhor o clube. O que me preocupa é o Guarani, ter se tornado um "time de aluguel", como já declarou o técnico Vadão, e pensar que o Guarani tinha uma excelente categoria de base, onde despontaram jogadores do quilate de Careca, Evair, João Paulo, Neto, Luizão, Amoroso, e tantos outros.

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade! Hoje, os times do interior estão nas mãos de empresários que fazem do time um balcão de negócios

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Estou passando aqui para falar sobre uma campanha que estou fazendo contra o chumbinho. Ele é a causa de inúmeras mortes de animais e pessoas... Precisamos unir forças contra isto!

    No meu blog tem o texto completo...

    http://ideiasdoganem.blogspot.com/2009/10/e-o-o-chumbinho.html

    Se puder dar uma força, replicar a campanha, etc.. Muito obrigado!!!

    Um grande abraço,

    Ganem

    ResponderExcluir
  4. É realmente muito bom poder ver o Bugrão de volta a Elite do futebol brasileiro. É a força do Interior!

    ResponderExcluir