
Legenda- Ministro dos Esportes Orlando Silva, prefeito do Rio, Eduardo Paes, presidente Lula, Sérgio Cabral, governador do Rio e Carlos Arthut Nuzmam, presidente do COB
Amanhã, por volta das 14h, o Comitê Olímpica Internacional (COI) anunciará o país-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 direto de Copenhagem, na Dinamarca.
Como estamos acompanhando a cobertura/apoio/campanha da Globo em todos os seus telejornais/animação o Rio de Janeiro é um dos favoritos, assim como Chicago. Seria um pleito envolvendo Lula x Obama, ambos presidente dos países cotados a receber os Jogos. Desde já me posiciono totalmente contrário as Olímpiadas no Rio. E não é por se tratar do Rio não, aliás onde estive passando férias familiares em 1989. Um lugar deslumbrante, o cartão postal do nosso país. Mas sou contra pelo fato de que um país com o alto índice de desemprego, pessoas sem saneamento básico, sem acesso a saúde, não se pode dar ao luxo de gastar milhõe$ e milhõe$ de reais com um evento deste porte. Assim também como sou contrário a Copa de 2014. Pergunte a qualquer morador do Rio de Janeiro se a cidade usufrur de algum "legado" do Panamericano? A responta será não, exceto aqueles que tem envolvimento com ganho$ devido aos jogos.
Aliás, quem quiser acompanhar uma cobertura critica do fato, isenta, e principalmente jornalística, o faço nos canais ESPN.
Outros argumentos, amigos esportistas que acompanham o blog, podem ser lidos no belíssimo texto do companheiro Mauro Cezar Pereira, dos canais ESPN, sobre os fatores de ser contra esta candidatura http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira.
Rodrigo, também sou contra a candidatura Rio/2016, muito em razão dos aspectos já levantados no post, pois se hoje temos uma economia estável, ainda contamos com inúmeros problemas sociais. E qual o legado esportivo deixado pelo Pan/2007??? Inclusive numa reportagem da ESPN, vários moradores próximos a algumas instalações utilizadas no Pan, reclamaram do descaso das "autoridades", que impossibilitam a utilização da estrutura por parte da sociedade... Oras, essas obras não foram com nosso dinheiro??? Cadê o investimento na formação de novos valores??? Só existem alguns meses antes das Olímpiadas??? No "país" que tudo é festa, e nossos governantes verdadeiros "fanfarrões", espero que no final das contas, outro país possa fazer festejar, para só assim no final da história não ficarmos com cara de palhaço...
ResponderExcluirO que mais me causa espécie são os cartolas dizerem que o Rio ganhará com as Olímpiadas. Ora,bolas... por que não melhorar a cidade, acabar com as desigualdades, a corrupção a violência e depois sim pleitear os jogos?
ResponderExcluirRodrigo, infelizmente vivemos num país "submisso", sabemos que somos desrespeitados como cidadãos e deixamos pra lá... é a velha história, sempre foi assim não é hoje que isso muda... e o que ouvi de comentários dizendo que é melhor ter a Copa e as Olímpiadas aqui para o governo fazer alguma coisa para melhorar o país, mesmo que haja desvio de dinheiro... precisamos mudar essa mentalidade... mas saindo um pouco dessa esfera, e focando o lado esportivo, existe algum projeto de desenvolvimento esportivo, como ocorre em outros países??? Pois atualmente muito se fala em "ciclo olímpico", mas sem estrutura como trabalhar para isso??? Não há dúvida que isso leva tempo, mas se eu não estiver enganado, após Atlanta/1996, quando tivemos a melhor campanha olímpica, muito se falou em criar uma infra-estrutura para todos os esportes olímpicos para que o Brasil gradativamente fosse melhorando os resultados... já se passaram 13 anos e 3 Olímpiadas foram disputadas... alguma coisa de concreto aconteceu???
ResponderExcluirÉ Rodrigo, para o bem ou para o mal, Rio de Janeiro será a sede das Olímpiadas de 2016...
ResponderExcluirInfelizmente. E quem paragará a conta somos nós. Superfaturamentos, licitações "esquisitas", entre outros... este país não é sério!!!!
ResponderExcluirCom todo respeito aos cariocas, mas não vejo motivos para comemorar. Por isso, que nada se muda neste país, os governantes fazem o que querem e o povo aplaude!!! Como diria Humberto Gessinger, "pertenço a um país que não me pertence"...
ResponderExcluir