terça-feira, 20 de outubro de 2009

A ORGANIZAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA

No domingo estive no campo do Galo, no Jardim Califórnia, para acompanhar a partida entre Independente e Unidos do Rêmulo Zoppi, pelo Campeonato Amador da Aifa. E observei que a liderança do Independente não está somente relacionada ao trabalho feito dentro de campo pelo técnico Valmir Ratinho, e seus auxiliares Biro e Carlinhos. Está também no comprometimento dos jogadores e no esforço de sua diretoria. A partida demorou 30 minutos para começar, como infelizmente já virou praxe no Amador da Aifa. Isso em decorrência da partida do Sub-20 antes, mas também pela demora de alguns jogadores do Unidos de chegarem ao campo.
Enquanto o Independente tinha cerca de 20 jogadores a disposição, o técnico Dirceu Asa, do Unidos do Rêmulo Zoppi, queimava a bateria de seu celular ligando atrás de jogadores. Claro que o futebol se decide dentro de campo, mas dando condições estruturais para isso facilita ainda mais o time a render.
No final das contas, o Unidos jogou sem alguns jogadores. Mas o Independente estava completo. Em matéria exclusiva do Jornal Votura, recentemente, mostrei que há alguns jogadores que estão inscritos no Amador da Lidi e da Aifa, simultaneamente. Mas segundo me disse um diretor do Independente, isso só é possível com o comprometimento do jogador. "Só deixamos isso ocorrer se o jogador se comprometer com o time", frisou.
Mesmo os times sendo AMADORES, um pouco de organizaão e esforço para dar condições de trabalho não faz mal a ninguém. Pelo contrário, ajuda a ganhar campeonato.
E no domingo isso foi essencial para a vitória do Independente. Em contrapartida, alguns jogadores do Galo deixaram a desejar. Pelo segundo domingo consecutivo o time mal consegue levar a campo 11 jogadores. No domingo tinha 10 e um machucado, jogando no sacrifício. Me lembrei do ano passado, quando o LBC entrou em campo com 8 jogadores diante do mesmo Galo em jogo partida realizada em Itaici, com duração de apenas 15 minutos. Naquela ocasião, em 2008, o LBC já estava rebaixado e o Galo já classificado para o mata-mata. Pergunte a Lidi se alguém foi punido?
No domingo o jogo durou até os 17 minutos, para frustração de torcedores e alguns jogadores do Bandeirantes que assistiam ao jogo e torciam por vitória do Galo para ir à semifinal. Nada disso: Operário 4 x 0 e vaga assegurada na semifinal. E assim caminha o nosso futebol amador....

Nenhum comentário:

Postar um comentário