Alguns veículos de comunicação estiveram reunidos ontem com o presidente da Lidi, Eliseu Marques (trato dos outros assuntos em post amanhã, aguardem!!!), na sede da entidade, onde vários temas foram abordados. Uma das preocupações de Eliseu é com o nível da arbitragem. "Pelo que tenho acompanhado no Amador os árbitros são razoalvelmente bons, mas pode melhorar e vamos buscar isso", disse o mandatário da entidade. Eliseu citou como exemplo uma medida que pode ajudar e muito: as filmagens dos jogos e, posterior, análise para minimizar os erros cometidos, que a Lidi estuda fazer em 2010.
Mas Eliseu citou que a "cultura" dos dirigentes é sempre criticar a arbitragem quando seus times são derrotados. Nisso, eu concorde em gênero, número e grau com o presidente da Lidi.
"Cito como exemplo um dirigente que toda a semana vem à Lidi reclamar da arbitragem contra o seu time. Num domingo fiquei ao lado dele o jogo inteiro, ao final da partida o seu time perdeu e vários jogadores do time foram em direção ao árbitro reclamar. Então o indaguei: "houve algo de prejudicial ao seu time?" Ele disse: "não". Então por qual razão seus jogadores estão reclamando tanto?".
Que precisa melhorar a arbitragem, não há dúvida alguma. Principalmente dar segurança para o árbitro chegar e sair do jogo sem sofrer agressões verbais ou físicas. Mas para termos competições melhores, é preciso ter bom nível técnicos dos times, dos técnicos, dos dirigentes, dos cartolas e também dos árbitros.
Os árbitros de competições amadoras sofrem. É pressão/xingamento dos jogadores, técnicos, dirigentes, torcida, gandulas, pipoqueiro... isso quando não chegam as vias de fato... Já presenciei muito disso em jogos de futebol amador... às vezes, até para quem quer apenas assistir a um jogo de futebol fica perigoso... você sabe muito bem disso, a rivalidade que existe no amador é tão ferrenha quanto no profissional, às vezes chega a ser até pior. E como você bem citou, qualquer coisa que dê errado na partida é culpa do árbitro.
ResponderExcluirO técnico "nunca" erra, o atacante "nunca" perde gols, e o árbitro "sempre" prejudica alguém!!! Este é o lema de dirigentes de times e jogadores: a derrota sempre na conta do árbitro!!!
ResponderExcluirE olha que isso não acontece só no amador... mas obviamente há também os erros "clamorosos", como diria o Carsughi, que prejudicam/favorecem as equipes.
ResponderExcluir