Legenda- Torcedor argentino sofre com a seleção de Diego Maradona
O Brasil já está classificado para a Copa do Mundo de 2010, que será disputada na África do Sul, país conhecido pelo seu histórico conflito racial. A vitória sobre a Argentina no Gigante de Arroyto, em Rosário, no sábado à noite, foi histórico e incontestável. A Argentina vive o mesmo drama que o Brasil viveu nas mãos de Felipão, nas Eliminatórias da Copa de 2002. Há escassez de bons valores na Argentina, principalmente no setor defensivo. Além disso, Maradona fez o favor de se indispor com Riquelme, o célebre camisa 10 do Boca Juniors.
Este blogueiro não fica em cima do muro e torce para que Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai- na repescagem- vão a Copa. É triste ver em uma Copa do Mundo - o maior evento do maior esporte de todo o planeta, com "babas" como China, El Salvador, Austrália, Nova Zelândia, Honduras, Irlanda, Escócia, entre tantas outras.
Sempre fui totalmente contra aqueles - principalmente o Galvão Bueno (insuportável!!!)- que falam que vencer da Argentina tem um gosto melhor do outras seleções. Claro que eles são marrentos, catimbam, são sacanas, mas jogam uma bola redonda como "nosotros". Temos que ter respeitos pelos argentinos. O futebol deles é bélissimo. Quem duvida, entre no Youtube e veja a vitória nas Eliminatórias da Copa de 2006, quando em 20 minutos Riquelme comandou um 3 x 1, colocando o Brasil "na roda", com Ronaldo, Roberto Carlos, entre todos as outras estrelas do Brasil. A Argentina, assim como a escola de bola brasileira, é conhecida pelo seu toque de bola, que tem a intenção de envolver o adversário com técnica. O Brasil vence pelas jogadas individuais de seus craques, a Argentina pelo senso tático de seus jogadores. Mais pode ser lido no blog do jornalista Mauro Cezar Pereira, dos canais ESPN, no link http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/73389_NINGUEM+E+MAIS+OU+MENOS+BRASILEIRO+POR+TORCER+OU+NAO+PELA+SELECAO+DA+CBF
Classificação: Brasil - 30; Chile - 27; Paraguai- 27; Argentina - 22; Colômbia 20; Equador- 20; Uruguai - 18; Venezuela - 18; Bolívia - 12 e Peru - 10.
Ficha técnica dos jogos de hoje
Brasil (4-4-2) x Chile (4-4-2)
Brasil - Júlio Cesar, Maicon, Luisão, Miranda e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano e Julio Baptista; Nilmar e Adriano.
Técnico - Dunga
Chile - Claudio Bravo, Medel, Ponce, Jara e Vidal; Carmona, Millar, Valdívia e Matías Fernandes; Sanches e Suazo.
Técnico - Marcelo 'El Loco' Bielsa
Nota do Blog - O Chile tenho carinho especial. Além disso gosto muito da forma de trabalhar do técnico Marcelo 'El Loco' Bielsa. Bielsa fez um belo trabalho à frente da Argentina. Gosta de armar seus times jogando muito pelos flancos, com dois pontas. Me salta os olhos ver Valdívia em campo. Este é o melhor momento do futebol chileno desde 1962.
Paraguai (4-4-2) x Argentina (4-4-2)
Paraguai - Villar, Dario Verón, Cáceres, Paulo da Silva e Aureliano Torres; Vera, Santana, Barreto e Riveros; Cabanãs e Valdez.
Técnico - Gerardo Martino
Argentina - Romero, Zanetti, Sebá, Heinze e Papa; Mascherano, Gago, Verón e Dátolo; Aguerro e Messi.
Técnico Diego Maradona
TV- Ao vivo, às 20h, com ESPN Brasil e Sportv 2
O Paraguai vai à Copa, por ter feito um primeiro turno das Eliminatórias impecável, derrotando Brasil e outros times fortes no Defensores Del Chaco, um dos piores estádios para os visitantes. O Gordito Cabanãs e a forte defesa do time paraguaio é o grande mérito do técnico Gerardo Martino.
Uruguai (4-4-2) x Colômbia (4-4-2)
Uruguai - Castillo, Bruno Silva, André Scotti, Caceres e Pereira; Diego Perez, Gargano, Jorge Martinez e Cristian Rodriguez; Suarez e Diego Forlan.
Técnico - Oscar Tabarez
Colômbia (4-4-2)
Agustin Julio; Cordoba, Yepes, Luis Perea e Armero; Freddy Guarin, Zuniga, Aguilar e Giovani Moreno; Marin e Jackson Martinez.
Técnico - Eduardo Lara
TV- às 18h, ESPN Brasil e Sportv
Nota do Blog- É um jogo de fundamental importância para ambos. A Colômbia, mesmo com remotas chances de classificação, ganhou sobrevida ao vencer o Equador em seus domínios. Já o Uruguai vacilou ao perder para o fraco Peru e joga o "tudo ou nada" no Centenário em Montevidéu. A Celeste Olímpica precisa mostrar que a tradição não é coisa do passado, e ao menos brigar por um embate na repescagem.
Bolívia (4-4-2) x Equador (4-4-2)
Bolívia - Suárez, Luis Gatty, Rivero, Rrodrguez e Reyes; Flores, Garcia, Pachi e Gutierrez; Marcelo Martins e Cabrera.
Técnico - Erwin Sanches
Equador- Elizaga, Fleitas, Espinoza, Hurtado e Ayovi; Noboa, Valencia, Castillo e Mendez; Nenitez e Zura.
Técnico - Sixto Vizuete.
TV- não haverá transmissão
Nota do Blog- O Equador jogará diante da Bolívia e a temida altitude de La Paz, a mais de 3.6oo metros. Uma vitória do time equatoriano e tropeços de Uruguai e Argentina colocam o time praticamente na África do Sul.
Venezuela (4-4-2) x Peru (4-4-2)
Venezuela - Vega, Chacon, Viacarrondo, Manuel Rey e Granados; Lucena, Di Giorgi, Vargas e Arango; Fedor e Moreno.
Técnico - Cesar Farias
Peru- Butrón, Rodrigues, Vilches Prado e Ramos; Ballón, Solano, De Lsa Haza e Palacios; Guerrero e Fano
Técnico - José Del Solar
TV- 22h, com ESPN Brasil e Sportv 2
Nota do blog- A Venezuela tem jogado um bom futebol, tanto que conseguiu empatar no Chile em 2 x 2. O Peru é o time mais fraco das Eliminatórias.
Rodrigo,
ResponderExcluirA Argentina vive o mesmo dilema que o Brasil enfrentou nos últimos anos, jogando pela sua seleção, Messi está a milhas de distância do craque reluzente do Barcelona, sendo que nos dois últimos confrontos das eliminatórias Messi simplesmente “desapareceu”...
Acho que a Argentina tem bons jogadores individualmente, mas conta com uma geração envelhecida, que dá sinais de declínio técnico, e não há uma renovação como havia em outras épocas. Além do mais, após a última Copa, os dirigentes não quiseram dar continuidade ao bom trabalho de Jose Pekerman.
Culturalmente, temos por hábito nos satisfazer mais com o “tropeço” adversário do que com os êxitos de nosso time, e é assim com a Argentina. Às vezes olho isso, como um medo/respeito disfarçado, pois se a Argentina, não fosse uma equipe forte e vencedora, não haveria por quê “secar”. E concordo quando você diz que numa Copa do Mundo é melhor ter as grandes seleções do que “meros” turistas/coadjuvantes.
Ouso apenas discordar sobre a seleção chilena, acho que em 1997/1998 com Salas e Zamorano tinham um time melhor que o atual, tanto é que até o Sierra, com pífia passagem pelo São Paulo, jogou o “fino” da bola nesse período...
Abçs.
Verdade, Bambam-Zamorano e Salas aplicaram 3 x 0 no Brasil de Luxemburgo em Santiago!!!!!
ResponderExcluir