
Como sou descendente de italianos, sempre gostei de assitir a jogos do "Calcio". Me lembro que esta "febre" começou no final dos anos 80 começo dos 90, quando a TV Bandeirantes mostrava sempre às 11h da manhã times inesquecíveis da "Bota", como o Milan de Gullit, Van Basten e Rikard, ou a Juventus de Roberto Baggio, Vialli, o Napoli de Maradona e Careca, a Internazionale de Lottar Mattaus, além da Atalanta de Careca Bianchesi, o Bari de João Paulo, o Genoa de Branco, Toninho Cerezo sendo campeão pela Sampdoria, em outros tempos a Fiorentina- terra de minha avó materna- de Edmundo e Batistuta ( que dupla, hein....), a Roma de Antonio Carlos e Cafú, o Parma de Adriano, etc....Há três anos o futebol que mais tem me encantado é a Premier League, o Campeonato Inglês, que começa a ser transmitido amanhã pelos canais ESPN e pela TV Esporte Interativo. É um futebol rico, com dinheiro até certo ponto estranho (de bilionários da arábia e russos) mas que agrega times sensacionais. Assim como no Brasil há ao menos quatro candidatos ao título: Manchester United, de Rooney, o Chelsea de Ballack e Lampard, o Liverpool de Gerrard e Fernando Torres, e o Arsenal com a sua molecada. Não se pode deixar de fora o novo rico, o Manchester City de Robinho, Tevez e Adebayor, que pode fazer bela figura e galgar vaga na próxima Liga dos Campeões.
Diferentemente dos tempos da ligação direta, hoje se vê uma correria absurda e uma dinâmica de jogo sem igual. Os estádios são sensacionais e as transmissões idem. As campanhas dos ingleses nas últimas Champions League mostra que o melhor futebol do mundo se joga na terra da Rainha.
Aliás, torço para o Liverpool na Inglaterra, para a Juventus na Itália, para o Borussia Dortmund na Alemanha e para o Barça, na Espanha....
E você, torce para quem?
Rodrigo, o futebol no Velho Continente está de volta! E tem razão, nos últimos anos os grandes astros estão na Premier League, apesar que ainda há poucos brasileiros protagonizando espetáculo na Terra da Rainha, e pensar que quem abriu o caminho para os brazucas foi o "fominha" Mirandinha, que jogava no Palmeiras, e se transferiu para o Newcastle... depois foi o Juninho para o Middlesbrough, e até o Tonhão, figuraça do Palmeiras, chegou a ser cogitado como reforço para o Manchester United, não lembro se era bravata, mas que foi comentado, isso tenho certeza.
ResponderExcluirApesar da minha origem nipônica, como já comentei em post anterior, também comecei acompanhando o Calcio nos anos 80, pela Bandeirantes, o canal do esporte... com as narrações em sua maioria das vezes comandada por Silvio Luiz, Silvio Lancelotti e Giovani Bruno... bons tempos!!!
É isso, abçs.
O Lancelotti sabe tudo do Italiano!!!!
ResponderExcluir